sexta-feira, 20 de maio de 2011

O poder da mídia


Caros amigos, esta semana participei de um congresso que tinha como um dos temas o poder da mídia. Ora, tema polêmico para alguns e sem sentido para outros. Digamos que para mim o tema é pertinente assim como essencial para entendermos alguns fatos correntes em nosso país.
Muitas vezes não se consegue medir ou imaginar o enorme poder que a mídia detém tanto em âmbito nacional como também mundial. Mas vamos focar na mídia "neutra" que nosso país merece. É óbvio que a mídia é essencial para divulgar notícias e deixar a população a par dos acontecimentos políticos, culturais e etc. Mas o problema reside no fato de como a mídia(referindo-se aos meios de comunicação em massa) repassa as informações para a população. Muitas vezes ela manipula os fatos deixando transparecer sua própria opinião, consequentemente estará induzindo a população a ter a mesma opinião. É a chamada opinião pública, que nada mais é do que a opinião dos meios de comunicação. É visível que em muitas ocasiões os meios de comunicação manipulam as informações, passando assim uma "imagem" falsa da notícia. Portanto a mídia repassa aquilo que lhe convém em detrimento da verdadeira notícia como também desrespeitando a população desinformada que vê aquela notícia como verdadeira. Podemos citar como exemplo o artigo que FHC(Fernando Henrique Cardoso) cita uma nova política para o PSDB, artigo que gerou polêmica por ser mal interpretado com ajuda claro dos meios de comunicação que não se preocuparam em desfazer o mal entendido. Nas eleilções Presidenciais em 2010 visilvemente a Rede Globo apoiava o candidato tucano José Serra em detrimento a candidata Dilma Roussef. Vemos que na prática os meios de comunicação são tedenciosos e não estão em compromisso de serem neutros e transparentes.
A mídia também teria como objetivo disseminar a cultura no país veiculando conteúdos que elevassem o conhecimento e valores da população. Mas infelizmente o que vemos é algo tatalmente diferente. A mídia preocupa-se somente em vender o seu produto e não com os valores que veicula. Portanto o objetivo é vender e obter lucro, não importanto os valores culturais. Com isso ela consegue soterrar muitos valores influenciando a população que não tem informação, gerando um país sem cultura. Podemos enumerar vários fatos em que a mídia influencia de maneira negativa, mas serei breve.
A verdade, portanto, é que vivemos em uma sociedade onde há uma pobreza de valores e cultura. Acontecimentos e atrações fúteis são valorizadas ao extremo em detrimento de uma cultura voltada a elevação do espírito e conhecimento. As bandeiras da hipocrisia e ignorância são erguidas como ápice de uma sociedade sem conhecimento de cultura. Presenciamos a mídia sendo a divulgadora da mediocrice e transmissora de ideais supérfluos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário