sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Torá: O livro de Gênesis


O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia. Nele é narrado a criação do homem como também seu pecado e redenção. Atribuí-se a Moisés como aquele que redigiu este livro. Nota-se a figura destacada de Abraaão seguindo os conselhos de Deus abandonando sua terra em busca da Terra Prometida, "aquela na qual mana leite e mel."Menciona-se no livro as figuras de Isaque, Jacó e José que foi vendido por seus irmãos. Ora, Gênesis abrange uma época muito longa, pois relata o surgimento das primeiras coisas e vai até o estabelecimento de Israel no Egito. Vale destacar que em Gênesis é relatado o surgimento das primeiras civilizações e do primeiro homem que enfrentou Deus, tal fato ocorrido após o grande dilúvio. Tal indíviduo é Ninrode, que de acordo com relato bíblico foi o primeiro homem poderoso, descendente de Cão filho de Noé. Ele foi o responsável pela construção da Torre de Babel uma forma de mostrar o poder e a glória que os seres humanos tinham, demonstrando que não temiam a Deus. A função da Torre era prevenir a raça humana da ira de Deus com um novo dilúvio. Portanto menciona-se a Ninrode como o fundador do império Babilônico e construtor de Nínive e outras cidades. Mas tal empreendimento feito por Ninrode não vingou, pois a Torre de Babel foi destruída por Deus. Vale observar que foram encontrados vestígios arqueológicos da época em que Ninrode viveu nos quais indicam uma figura parecida com Ninrode relatado na Bíblia.

Segundo J.B. Carvalho em sua obra intitulada " A Bomba" :

"Ninrode casou-se com Semíramis que estudiosos apontam ser sua mãe. Algum tempo depois de se casar com ela, ele morreu tragicamente e seu corpo foi cortado e enviado a todo o seu reino. Segundo estudiosos Ninrode foi condenado em um julgamento pelos seus crimes por Sem, filho de Noé, que o matou por seus cultos abomináveis aos demônios."

Também acredita-se que Ninrode foi o criador das ciências mágicas e precursor do sistema de mistérios, dos ritos e invocação dos mortos (necromancia). Após sua morte sua mulher Semíramis teve um filho chamado de Tamuz.

Portanto o relato em Gênesis é incrível pelo ótica da história e brilhante para aqueles que tem fé na veracidade bíblica. Atualmente nota-se um maior interesse em relação aos estudos bíblicos para entender sua relação com o cotidiano e futuro.

Um comentário:

  1. certamente foi muito comum em outros momentos históricos a mitificação ( leia-se divinização)de vultos humanos, que souberam precocemente utilizar da religiosidade popular,do medo em relação ao desconhecido e da impotência humana frente às vicissitudes da vida,tudo isso, em benefício próprio. É nesse sentido que Ninrode se encaixa, deixando de lado os juízos de valor, considerando apenas o perfil construído por JB de Carvalho e outras obras correlatas como "lições da história que não podemos esqueçer" de Abraão de Almeida, entre outras. A impressão que se tem é que muito embora hajam diferenças e particularidades próprias entre períodos históricos distintos, no âmago desse enredo "as aventuras da humanidade sobre a terra",a impressão que se tem é de que exista certa história cíclica, onde a trama se repete insistentemente sob a pena de repetir os mesmos erros e desventuras de uma época marcada pela inocência humana. Daí numa dimensão antropológica a pergunta que não quer calar, será que a humanidade evoluiu tanto assim como afirmam os naturalistas e afins? ou seria tais proposições fruto apenas de mais uma influência do tempo, no caso o positivismo? Bom, certo é(leia-se, seria válido),refletir sobre o que significa estar debaixo de poderes e influências por vezes norteador da conduta humana em determinados momentos históricos, assim evitando o tão conhecido anacronismo resultante de outro conceito largamente apropriado por historiadores, o etnocentrismo.

    ResponderExcluir