terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Eu Anexaria os planetas se pudesse..."




No processo de crescimento e força da burguesia contra o poder conservador dos proprietários de terras a teoria do valor do trabalho formulada por Adam Smith e David Ricardo veio muita a calhar para o fundamentalismo teórico e conseqüente vitória da burguesia sobre o velho poder.
Posteriormente surgiu Karl Marx que foi além da interpretação da teoria do valor do trabalho. Dessa forma sua interpretação a cerca desta teoria fez com que o proletariado se voltasse contra a burguesia e seu poder de exploração. Marx afirmava que o valor da mercadoria depende do trabalho encerrado nela. Assim se todo valor é gerado no trabalho, logo eram os trabalhadores que geravam toda a riqueza existente, enquanto que os patrões que não trabalhavam e ficavam com toda a riqueza gerada pelo trabalho estavam usurpando a classe trabalhadora através de um processo denominado por Marx de mais-valia .
Mas logo depois surgiram três teóricos quase que simultaneamente que formularam uma teoria conhecida como teoria marginal da utilidade. Funciona da seguinte forma: o valor do produto para o consumidor dependerá da utilidade daquele produto em sua vida. Se precisa muito do produto, a utilidade será grande, se precisa pouco do produto, a utilidade será menor. É uma teoria de caráter subjetiva, pois a utilidade de um produto difere para cada homem. “Varia com a margem de satisfação que ele espera obter dela, uma vez comparada. Ou seja, é um padrão subjetivo” (Huberman Leo. Pág. 234).
Portanto os bens econômicos são regidos pelo princípio fundamental da utilidade marginal decrescente. Pois a cada unidade sucessiva de um determinado bem adiciona menos satisfação do que aquela proporcionada pela unidade anterior.
Devemos lembrar também que no início da Revolução Industrial os produtos ingleses eram aceitos com facilidade nos países não industrializados. Mas a partir da segunda metade do século XIX as coisas começaram a mudar. Os Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia e outros países começaram a adotar tarifas protetoras, que proporcionaram dificuldades para a entrada de produtos ingleses.
A partir de 1870 surgem os trustes nos Estados Unidos e os Cartéis na Alemanha. A concorrência foi substituída pelo monopólio. O pequeno negócio foi esmagado pelo grande negócio, prática muito comum na época. A concorrência foi sendo substituída pelo monopólio e este surgiu dentro da concorrência de forma natural. Os trustes foram formados em toda a parte, tentando colocar ordem monopolista no caos da concorrência. Eram gigantescos, fizeram o possível para eliminar a concorrência.
Com o passar do tempo as poderosas indústrias não queriam mais apenas fazer mercadorias para o consumo interno. Queriam produzir o máximo de mercadorias e vendê-las para fora do país. Qual o local destinado a receber as mercadorias? As colônias localizadas na África. Sendo o continente africano retalhado entre as potências européias a fim de receber seus produtos, surge então um novo contexto histórico, o Imperialismo, que consistia do esfacelamento das relações entre as nações africanas para dar lugar aos interesses das potências européias em conseguir e conquistar territórios para fins próprios.

Um comentário:

  1. muito interessante... e me ajudou bastante no seminario de politica

    ResponderExcluir