sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Colônias de Exploração X Colônia de Povoamento

Penso que os termos colônias de exploração e de povoamento são colocados e interpretados de forma errônea. As cortes espanholas e portuguesas quando chegaram cá tinham o desejo de extrair riquezas da terra para seu usufruto na Europa. Só que eles montaram uma sólida estrutura complexa, para cá vieram vários estudiosos e pessoas importantes,ou seja, também não vonham só o "resto" da Europa. Então não tinham somente a intenção de explorar a terra e depois irem embora.
Já na América Inglesa(EUA) não houve desde o início um interesse por parte da corte por parte das terras conquistas na América. Este pouco interesse devido aos problemas ocorrentes na Inglaterra, dentre eles a Revolução Gloriosa.Para os Estados Unidos vieram muitos camponeses que foram expulsos de suas terras devido a utilização de cercamentos nos campos ingleses, também vieram pessoas de várias religiões que eram perseguidas na Europa e alguns desocupados em solo Europeu.
Então já cai por terra a perspectiva de que para as Treze Colônias só vieram pessoas ricas e intelectuais.
O fato que distingue o Brasil e os Eua pelo que penso é uma questão cultural.
A estrutura montadsa aqui por ser forte e rígida era controlada também pela forte influência da Igreja Católica que condenava a prática do comércio e o uso de juros.
Já nos Eua(Treze Colônias) houve uma forte influência do Protestantismo que estimula o comércio e prática de juros, ou seja, o protestantismo estava ligado ao capitalismo.Lá houve uma maior circulação e liberdade de idéias do que aqui e em toda a América Espanhola.
Em plena independência tinhamos um alto numero de pessoas analfabetas e os Estados Unidos já despontavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário