sexta-feira, 7 de janeiro de 2011


Inception, no Brasil título traduzido para Origem. Deixando a parte a polêmica causada pela tradução para o português o filme merece um grande destaque por conta de sua inteligência. Não que eu seja um crítico de cinema especializado. O propósito da mensagem é compartilhar com o usuário minha opinião a respeito de uma obra excelente que meche realmente com nosso pensamento e realidade. O filme relata a história de Dom Cobb um ladrão especializado em extrair informações do inconsciente dos seus alvos durante o sonho. Incapaz de visitar seus filhos, Cobb tem a chance de vê-los em troca de um último trabalho: fazer a inserção, plantar a origem de uma ideia na mente de um rival de seu cliente.

O ponto chave do filme é esse: plantar informações na mente de alguém. Pode-se traçar um paralelo com a realidade atual onde todos os dias milhares de pessoas são manipulados e tem idéias inseridas em suas mentes por corporações e outros indivíduos com interesses maiores. Por exemplo: os meios de comunicação manipulam a informação e a disseminam como se tudo que falassem fosse exatamente verídico. A política também utiliza seus meios para manipular a massa populacional. Violência, pobreza, riqueza, corrupção, verdade, mentira, tudo isso pode ser manipulado e alterado por eles. Ou seja, vivemos rodeados de pessoas que nos manipulam diretamente ou indiretamente. Outro fato que é mostrado no filme que podemos comentar é se vivemos um sonho ou realidade? Qual seria a finalidade do sonho? Porque o sonho parece tão real? Onde a ideia e formada em nossa mente? Nota-se, portanto que o filme é perfeito para psicólogos e simpatizantes, pois entra a fundo nesse campo tão complexo.

Ora, o filme Inception nos faz realmente pensar na realidade e de onde surgem nossas idéias. É preciso atenção ao ver o filme para não perder nenhum detalhe sobre esta bela obra.

“Qual o parasita mais resistente? Um vírus? Uma bactéria? Não. Uma idéia. Uma idéia altamente resistente e perigosa é quase impossível de se erradicar.”

2 comentários:

  1. Interessante análise. Realmente o filme é muito bom. Confesso que tive que assistir duas vezes, devido a quantidade de detalhes que passaram despercebidos,mas vale a pena!. Parabéns pelo Blog, inteligente e com assuntos interessantes!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernanda! Fico feliz por ter gostado deste singelo blog.

    ResponderExcluir