sábado, 27 de novembro de 2010

Idade Média Parte II: Renascimento das cidades

Com a tomada do mediterrâneo pelos sarracenos não houve só um desaparecimento do comércio como também um atrofiamento da vida nas cidades. Elas se tornaram somente centros de administração eclesiástica, que sem dúvida foi de grande do ponto de vista religioso mas não econômico.

A vida se concentrava no campo, e com as invasões por outros povos na Europa surgiram os burgos que em tempos de guerra suas muralhas proporcionavam refúgio a população, mas então com essas invasões a Europa se cobre de castelos fortificados edificados pelos príncipes feudais para servir de refúgio aos seus homens.

Mas o ressurgimento do comércio não demorou muito para alterar este caráter. A existência errante dos mercadores e os riscos de toda espécie a que estavam expostos impeliram-nos a se proteger no interior das mulharas. Então as poucos nestes pontos mantinham pontos de troca de mercadoria que ao fim virava feiras.

A influência dos mercadores aos lugares favoráveis provocou por sua vez o afluxo dos artesãos, a concentração industrial é um fenômeno antigo.

O surgimento da burguesia que são os comerciantes deu se de forma bem lenta, eram as pessoas que moravam nos burgos e ao longo do tempo foram ganhando respeito e poder na sociedade a ponto de a economia não sobreviver sem eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário